Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

D r e a m F a c t o r y

D r e a m F a c t o r y

Liderança

Pensar a liderança é para mim pensar a forma como nos comportamos nos vários papeis que interpretamos.

Liderança é uma forma de estar e de agir que procura um bem maior.

O líder é aquele que corrige sem ofender, orientando sem humilhar e creio que todos podemos adoptar este comportamento no trabalho, em casa, com os amigos, na rua com estranhos, …

Liderar não é mandar porque liderança é diferente de chefia. Quem nunca conheceu alguém que lhe inspirou a querer ser mais, aprender mais, fazer mais e quem nunca esteve naquela situação em que fez qualquer coisa, não porque acreditava, mas unicamente porque lhe mandaram, alguém que só nos faz expirar ou bufar de irritação.

O Professor Mário Sérgio Cortella numa das suas fantásticas palestras define as 5 competências essenciais na arte de liderar e como acredito que estas 5 competências são transversais a quase tudo o que fazemos, resolvi partilhar:

  1. Abrir a mente

A liderança tem o seu poder suportado pelas ideias, logo abrir a mente, significa não envelhecer a cabeça, não ficar preso ao passado porque como dizia o Padre António Vieira, “o peixe apodrece pela cabeça”;

  1. Elevar a equipa

Quando o líder cresce, toda a equipa cresce com ele. Reconhecer que as grandes obras, raramente são trabalho de um Homem só e deixar que toda a equipa brilhe e saboreie o sucesso, por oposição à sensação que existe por vezes de se ser usado e descartado;

  1. Inovar a obra

Ser capaz de reinventar os modos e formas de fazer as coisas porque a velocidade atual é astronómica. As coisas sempre mudaram, o que é diferente hoje em dia é a velocidade a que mudam. Estar mais disponível para experimentar novas formas e caminhos tem que fazer parte do ADN.

  1. Recrear o espírito

Entender que seriedade não é sinónimo de tristeza, é possível e desejável coexistirem alegria e bom ambiente com trabalho árduo e sério. Uma reunião séria, não é uma reunião triste.

Trazer alegria para a convivência do dia a dia é fundamental

  1. Empreender o futuro

O líder é aquele que faz acontecer, aquele que em vez de reclamar da escuridão, vai e procura o interruptor. Ser proactivo, antecipar e construir o futuro em vez de aguardar e reagir quando as coisas acontecem.

Em tudo o que fazemos, em cada decisão que tomamos no dia a dia, sejamos mais líderes e menos chefes!

 

leadership_3.jpg